EAD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Envolvimento, Autonomia e Disciplina
Com a rapidez tecnológica e sua integração à sociedade, tornam-se inúmeras as possibilidades de aprendizagem em variados segmentos, e seguindo essa tendência, caminha-se para os núcleos da educação à distância em todos os níveis, o que faz de essencial importância um processo de ensino avançado e com metodologias, avaliações e técnicas capazes de se adequarem às necessidades de alunos em busca de formação e especialização, e que deve ter na sua essência ênfase para fazer com que o aluno pesquise, pense e se envolva em busca de conhecimentos através de leituras e práticas, mas esclareça-se que tal objetivo somente terá sucesso com a dedicação, esforço e credibilidade das partes integrantes desse processo de educação, em que a parte flexível proporcionada aos alunos restringe-se à adaptação aos horários individuais para estudo e na facilidade da não necessidade de presença ao polo, mas há prazos inalterados para a realização de tarefas, e os materiais para leitura e pesquisa são amplos, necessitando de total Envolvimento, Autonomia e Disciplina, tornando uma modalidade de ensino e aprendizagem com grau de dificuldade sim, porém altamente satisfatória, democrática e marcante para o futuro da educação.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA palavra qualidade em educação para Campos (2005, não paginado) é um processo de construção baseado na competência e consciência crítica de quem a implanta. Neste sentido segundo o autor a qualidade mínima de educação definida como aceitável pela sociedade não tem a participação efetiva dos seus usuários, ou seja, os alunos ou mesmo os pais não estão qualificados para definir os conteúdos programáticos dos cursos. Outra questão seria a estrutura sócio-educacional implantada para atender apenas os interesses sociais da escola e não de seus usuários.
ResponderExcluirPara a eficiência da EAD, é necessário que a estrutura seja realmente voltada para atender os interesses das partes integrantes do processo, por isso é fundamental o envolvimento a autonomia e a disciplina de alunos e instituiçoes de ensino
ResponderExcluira EAD é realmente a bola da vez, devemos incentivar e acreditar no que nos traz benefícios, principalmente na área tão defasada como a educação.
ResponderExcluirmuito boa avaliaçao, onde ressalta que não há facilidade em EAD e sim completo envolvimento
ResponderExcluirRealmente o EAD somente tem resultado com o total envolvimento do aluno. Saber administrar seu tempo e suas tarefas é essencial! Parabéns pelo texto! Estou de total acordo.
ResponderExcluirhttp://www.educacaoadistancia.blog.br/distancia-modifica-paradigmas
ResponderExcluirhttp://www.educacaoadistancia.blog.br/a-virada-na-formacao-educacao-a-distancia
http://eadehojeesempre.blogspot.com
Escolhi esses blogs para acompanhar e participar, achei os textos bons, que retratam a EAD, porém na minha opinião, os comentários tornam-se repetitivos, apenas com mudanças de frases, mas na maioria com o mesmo conteúdo, gostaria que houvessem mais postagens de experiências com a EAD, pois obviamente é um processo em construção e que participa da evolução e futuro da educação, que auxiliam no compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos, o que torna uma experiência interessante e bastante útil, então quanto mais pudermos aprender com a vivência das partes já integrantes e participantes dessa modalidade, mais acrescentará para nosso aprendizado.